quem somos? / contactos


Ver "pomar do pombal" - art and lifestyle. num mapa maior
atelier joaquim pombal
R. Dom Frei Lourenço Esteves de Goyos,114.
4465-672 Leça do Balio
Portugal 
00351 229519846 
00351 968029727 
00351 918955043 
00351 93 8154262
joaquim.pombal@gmail.com
O atelier de Azulejaria Joaquim Pombal foi criado em 1985 em Leça do Balio, nos arredores do Porto por o ceramista do mesmo nome. É dos maiores espaços vocacionados para a pintura em azulejo, no norte do país e é simultaneamente um projecto que compreende uma oficina de cerâmica contemporânea.

Para além da pintura manual em azulejo, a elaboração manufacturada do de todo o processo azulejar, os murais cerâmicos de grande escala e os projectos de restauro são as experiências mais emblemáticas do atelier. Aproveitando o grande potencial da tradição da azulejaria portuguesa, levamos a cabo investigação teórica e prática na área da execução de réplicas e restauros. Dessa forma e em função das especificidades das encomendas, analisamos e desenvolvemos técnicas que optimizam o processo de execução e garantem a qualidade técnica e artística.

Desde a sua génese, o Atelier Joaquim Pombal desenvolveu várias acções na área da formação, pretendendo sempre ser um espaço de fruição e aprendizagem.

Sendo um espaço concebido de raiz, a área dedicada à pintura privilegia a luz natural e possui condições para realizar obras de grande envergadura. Reúne também, na área da exposição permanente, exemplares de diferentes estilos e técnicas azulejares. A equipa residente está vocacionada para aconselhar e estimular os seus clientes na criatividade da própria escolha.


O atelier está localizado  dentro de uma área verde "pomar do pombal" - art and lifestyle. é uma área verde que privilegia a ecologia e a natureza, mesmo que rodeado por conjuntos habitacionais. existe no exterior um lago biológico, uma horta e pomar biológicos e uma estação de tratamento de águas através de plantas. o atelier é um espaço concebido de raiz, onde a área dedicada à pintura privilegia a luz natural e possui condições para realizar obras de grande envergadura. existe uma galeria com exposição permanente onde podem ser admirados exemplares de diferentes estilos e técnicas azulejares assim como escultura cerâmica contemporânea.

http://joaquimpombal.blogspot.pt 
existem também oficinas de formação em alimentação saudável - Raw Vegan Food – Alimentação Vegetariana Crua:
http://rawveganexperience.com http://oficinaveggie.blogspot.pt
http://deliciasdaanabela.blogspot.pt



sinopse biografia de JOAQUIM POMBAL Nasce em Leça do Balio em Novembro de 1964. É escultor ceramista e pintor cerâmico. Inicia estudos artísticos na Escola Soares dos Reis - Porto onde estudou Artes do Fogo, Pintura Cerâmica e Azulejaria. Aprofunda os seus conhecimentos no Cearte onde vem a ser formador. Tem curso de fotografia do IPJ. Cursou em Espanha: Pintura mural cerâmica / Murais em diferentes materiais/ Moldes para escultura / Forja artística / Engobes cerâmicos salgados / Cerâmica em grande formato com pasta de papel / Escultura em vidro / Escultura monumental em cerâmica maciça e Cerâmica contemporânea na companhia de grandes autores ceramistas da actualidade. Na azulejaria, desde 1985 no Atelier Joaquim Pombal, realizam-se projectos de grandes dimensões, de carácter tradicional ou contemporâneo, para edifícios públicos e privados tanto em Portugal como no estrangeiro. Desenvolve e inova técnicas cerâmicas que aplica na criação de grandes murais contemporâneos em azulejo. É formador na área da cerâmica e azulejaria tanto em instituições de Portugal como de Espanha. Ministra cursos teóricos para guias turísticos sobre o mesmo tema. É orador convidado em várias conferências sobre técnicas de pintura em azulejo e arte na paisagem. Participa em inúmeras exposições, bienais e eventos culturais ligados à área da cerâmica contemporânea a nível internacional. Faz parte integrante na génesis do Grupo de Artes “Dez+”, do Grupo Internacional “Outro” e do colectivo de cerâmistas “La Pasta”. Organiza e participa nos Encontros Interculturais de Cerâmica (2004 a 2011) no centoecatorze-espaço de criação artísticas, onde foi co-criador e residente até 2013. No seu atelier dedica uma parte do seu tempo a uma oficina e laboratório especializada no restauro e réplicas de conjuntos azulejares. Desde 2007 assume-se como performer e encenador de projectos de grandes esculturas cerâmicas em eventos Land Art. Para além da concepção e construção destas esculturas “in Situ” de modo participativo com a comunidade, faz do acto da abertura do forno que coze a obra incandescente, uma performance e espectáculo com fogo, musica e projecções de vídeo.


atelier joaquim pombal

R. Dom Frei Lourenço Esteves de Goyos,114.
4465-672 Leça do Balio
Portugal 
00351 229519846 
00351 968029727 
00351 918955043 
00351 93 8154262

joaquim.pombal@gmail.com



468x60 Ads