Telhas e Telhões de Beirado

Beirais ou Beirados de Telhas pintadas (Telhões de faiança ou  CALÕES e CAPAS)
Estas telhas de faiança ou vulgarmente chamados te telhões de beirado, normalmente aplicadas pelos "brasileiros" (tornaviagem), que regressavam e mandavam construir as suas casas apalaçadas com suas fachadas revestidas com azulejos de estampilha ou de relevo e o respetivo beirado a condizer. É normal encontrar estes exemplos em todo o norte de país.
Tal como os painéis de fachadas dessa época, estes telhões que chegam a medir 1,30m, estão muito degradados e a pedir intervenção. alguns exemplos além de pintados normalmente em azul cobalto, também tem ornatos relevados.
São conhecidas por telhas ou telhões de beirado ou beiral à portuguesa ou ainda Calões e capas de beirado.
No atelier para fazer face aos inúmeros pedidos de restauro e réplicas dessas telhas, adaptamos uma parte do nosso espaço para a sua execução. Fizemos as primeiras réplicas à cerca de 30 anos e desde aí temos vindo a executar cada vez mais restauros deste conjuntos singulares da arquitetura portuguesa do sec.XIX.
Para além da conservação e restauro, também fazemos aqui no atelier, réplicas para completar lacunas ou mesmo para substituição integral. Em muitos casos ao colocar de novo uma telha destas quando está rachada é um perigo para os transeuntes, por não se saber quanto tempo a colagem vai durar.















































































468x60 Ads