telhões de beirado

beirais ou beirados de telhas pintadas (telhões de faiança)
estas telhas de fainça ou vulgarmente chamados te telhões de beirado,normalmente aplicadas pelos "brasileiros" (tornaviagem), que regressavam e mandavam construir as suas casas apalaçadas com suas fachadas revestidas com azulejos de estampilha ou de relevo e o respectivo beirado a condizer. é normal encontrar estes exemplos em todo o norte de país.
tal como os painéis de fachadas dessa época, estes telhões que chegam a medir 1,20m, estão muito degradados e a pedir intervenção. alguns exemplos além de pintados normalmente em azul cobalto, também tem ornatos relevados.
é normal denominar estas telhas de telhões de beirado ou beiral à portuguesa.
no nosso atelier para fazer face aos inúmeros pedidos de restauro e réplicas dessas telhas, adaptamos uma parte do nosso espaço para a sua execução. fizemos as primeiras réplicas à cerca de 20 anos e desde aí temos vindo a executar cada vez mais restauros deste conjuntos singulares da arquitectura portuguesa do sec.XIX.


































































para além da conservação e restauro, também fazemos aqui no atelier, réplicas para completar lacunas ou mesmo para substituição integral. em muitos casos ao colocar de novo uma telha destas quando está rachada é um perigo para os transeuntes, por não se saber quanto tempo a colagem vai durar.

468x60 Ads